A quarta edição do Ecosofia – Compondo com Potências se alinha à proposta de Regina Favre, filósofa, psicoterapeuta e pesquisadora que é uma referência em terapias e políticas do corpo no Brasil.
Para pensar as Ecologias dos Corpos, em um sábado, vamos produzir em torno do conceito CORPO COMO BOMBA PULSÁTIL, tomado de Stanley Keleman (Anatomia Emocional. Summus Editorial,1990). Conversar e praticar os conceitos e métodos formativos por meio de vídeos e imagens, focando na produção da presença somática. Cartografar e fazer um estudo ao vivo num percurso por dentro do acontecimento, onde ao mesmo tempo que produzimos, fazemos parte.
PARA UMA ECOSOFIA DO CORPO EM TEMPOS GLOBAIS
Hoje, o ambiente dos corpos não é apenas a natureza ou somente as relações interpessoais dos pequenos ambientes familiares. O mercado global se torna o ambiente onde os corpos nascem, vivem e morrem num contínuo jogo de forças. Diferente do poder moral das famílias e das instituições, o mercado não vigia e pune, mas exerce uma captura das forças formativas nos corpos. Age diretamente sobre as forças da vida e sobre as formas que os corpos tomam para fazer suas vidas, ou seja, sobre os modos particulares de desejar e fazer-se corpo. O mercado inunda nosso espaço corporal através de um duplo jogo: a oferta onerosa de formas de ser e viver corporais e a ameaça de exclusão e desconexão das redes que formam a realidade global, o que se torna hoje o problema central da nossa corporificação.
Desenvolver estratégias para vivenciar-nos como corpos na multidão é fonte de potência. O mercado é regido e explorado por uma pequena rede de poder global, o 1%. E nós, os 99%, somos a multidão. Diferente do que tenta, e muitas vezes consegue, nos convencer o mercado com seu constante canto de sereia, nossa força está justamente em não sermos especiais. Nossa força está em lutar e amadurecer para a evidência de que a vida se dá em rede e que é possível agir como parte. Esse é um conceito pragmático, clínico e ético.
Trazer um caderno e vir com roupas confortáveis.
Data: 17 de outubro de 2015
Horário: sábado, das 10h às 18h
Local: Laboratório do Processo Formativo, R. Apinagés, 1100 cj. 507, Perdizes.
Valor: R$ 200 (metade do valor na inscrição)
Inscrições: 11 3864-5785 com Celia ou reginafavre@yahoo.com.br
Vagas: 25