Chamando para o Seminário de Biodiversidade Subjetiva 2013 por laboratorioformativo no Videolog.tv.
Viver o processo formativo no processo grupal… gravar, transcrever, editar, produzir a partir das edições… para prosseguir absorvendo o vivido, aprendendo em si como os corpos se produzem continuamente… produzir sempre novas experiências sobre experiências anteriores gerando camadas… contemplar nossas imagens projetadas no telão e ler as mutações do vivido sobre os corpos… ou, mais finamente, corpar as próprias imagens projetadas… problematizar ao vivo… começar a produzir ,então, diferença… finamente…aplicando a metodologia em aprendizagem… mais e mais camadas se seguirão, incluindo a diferença produzida ali… viver, apreciar e praticar, então, as novas conexões e realidades que a diferença dispara.
As práticas grupais que desenvolvemos, imersos no ambiente tecnológico do Laboratório, nos permitem acessar diretamente o processo formativo nos corpos, essa continuidade em camadas… saborear diretamente a evidência da produção simultânea de corpos, experiência, linguagem, sentidos, conexão entre corpos, fluxos e ambientes… cartografar os processos em andamento, estudar conceitos frescos, praticar o manejo do processo formativo… corpar… diferenciar… regular….maturar… reconhecer as muitas ecologias simultâneas de que somos parte, bem como nossos modos de conexão com elas… como produtores e produzidos…aprendendo a arte de disparar novas linhas de vida.
A situação lúdica e participativa no estúdio de imagens que é o Seminário, facilita enormemente o despojamento e a colaboração face à questão da imagem de si e o individualismo, grandes impeditivos para a nossa vida ,evidentemente em rede, hoje.
Regina Favre é filósofa (PUC-SP), terapeuta somática, educadora e pesquisadora independente no Laboratório do Processo Formativo que fundou e dirige em São Paulo. Seu trabalho se inspira na estrutura do Pensamento Formativo de Stanley Keleman e no espírito de uma filosofia nômade.
Regina foi pioneira da abordagem política do corpo nos anos 70, no Brasil e dirigiu vários institutos de formação corporalista.
Regina investiga a potência das tecnologias de imagem, na clínica e no ensino. Elabora constantemente estéticas através das quais os corpos possam se reconhecer e se manejar, como parte de redes maiores, dentro das quais se formam continuamente, com as forças biológicas e sociais.
Regina pensa que o trabalho sobre o processo de produção de corpos pode se constituir em uma micropolítica nestes tempos de homogeneização das vidas no mundo-mercado globalizado,e que os conceitos e as práticas do processo formativo são ferramentas poderosas na produção da diferença e na sustentação da potência da vida.
Colaboradores
Saulo Cardoso: médico, terapeuta e estudioso da biologia molecular, fundamental para a captação do processo formativo.
Johannes Freiberg: educador físico, rolfista, estudioso do tecido fascial e sua função básica no processo de corporificação.
O que você precisa saber para estudar conosco:
1. Preencher e enviar a ficha de inscrição e participar da Degustação que vai acontecer no sábado, dia 17 de agosto de 2013, das 10 as 14h. A Degustação é gratuita. Você vai experimentar linguagens, práticas e métodos do nosso trabalho.
2. Caso você escolha prosseguir, estas são as informações gerais.
Duração: 4 a 5 semestres, com encontros a cada 2 meses
Encontros: sábado e domingo, das 10 as 18h.
Datas para 2º semestre de 2013: 21 e 22 de setembro/ 23 e 24 de novembro.
Valor: 600 reais por fim de semana.
A quem se dirige: terapeutas corporais, educadores somáticos, psicólogos, psicanalistas, bailarinos, performers, atores, educadores físicos, artistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, acompanhantes terapêuticos, profissionais de comunicação.
Local: Laboratorio do Processo Formativo – Rua Apinagés, 1100, cj 506/507, Perdizes, São Paulo
Email para contato e inscrições: contato@laboratoriodoprocessoformativo.com
Ficha de inscrição: clique aqui para abrir.