Um programa online para você mergulhar em uma filosofia prática que poderá mudar sua perspectiva, na vida profissional e pessoal.
Leia em voz alta, sentindo o seu corpo.
1.Por que estudar com a Regina?
Prepare-se para ler um longo convite. Não basta eu lhe dizer que vamos pensar, experimentar e praticar o que é ser um corpo. Sim, essa afirmação já é muito: ser um corpo e não ter um corpo. Isso já nos coloca em um lugar muito diferente. Portanto, respire, encontre seu foco e leia com atenção esta proposta.
2.Sou Regina Favre
Formada em Filosofia pela PUC- SP, sou psicoterapeuta, educadora e pesquisadora independente do corpo subjetivo.
Integro a primeira geração “do corpo” no Brasil desde os anos 1970. Naquele tempo, “ser do corpo” significava desidentificar-se radicalmente dos valores burgueses que hegemonicamente modelavam os corpos e os estilos de vida.
Descobri o caminho do corpo com José Ângelo Gaiarsa e a seguir na Inglaterra onde se cultivavam as novas e revolucionárias ideias e práticas corporificadas da Psicologia Humanística e dos herdeiros de Reich.
Nos anos 1980, nos encontros com Felix Guattari durante suas vindas para o Brasil, percebi com grande espanto que esse corpo que se faz sujeito é uma produção e que esse corpo necessita estar continuamente em mutação para seguir funcionando nesse mundos também em constante mutação. Passei então a buscar um conceito de corpo que resistisse a essas forças capitalismo neoliberal que em vez de reprimir o desejo passa a homogeneizá-lo.
Ao encontrar Stanley Keleman, em 1990, com quem passei a ter contato pessoal e profissional constante até 2005, absorvi finalmente aquele tão desejado conceito de corpo como um contínuo processo de produção de si e de diferença no mundo. Isso marcava para minha alegria, uma total mudança de paradigma. Passei então a cuidar da tradução e apresentação de seus livros no Brasil, ao todo nove, dentre os quais Anatomia Emocional, esse livro impactante que segue me guiando no ensino e na clínica.
Nessa década de 90, cultivei o Centro de Educação Somática-Existencial e comecei a elaborar essa interface entre o Pensamento Formativo de Stanley Keleman e a Ecosofia de Felix Guattari, numa articulação que nos ajudasse a compreender os corpos e cartografar seus modos adaptativos em nosso Brasil.
E em 2002 criei o Laboratório do Processo Formativo, onde segui cultivando, juntamente com alunos e diferentes colaboradores, dispositivos de clínica, ensino, pesquisa audiovisual e publicação digital sobre esse corpo que é dotado do impulso evolutivo de formar a si, amadurecer para a realidade de ser parte de processos coletivos e cultivar a potência de gerar a diferença e selecionar continuidade.
Desenvolvi aí a Instalação Didática como estratégia de um ensino conceitual corporificado e produção simultânea de material audiovisual em grande parte encontrável no site.
Os Grupos de Exercício, praticados desde os anos 1970, sempre existiram para mim, inicialmente como espaço de experiência viva com a potência expressiva da energia e das emoções. E mais adiante, a partir da influência de Keleman, o exercício passa a ter a função de preparar os corpos para o reconhecimento e o manejo do processo de fazer e refazer corpo, sempre em seu impulso de prosseguir, sempre se conectando, sempre canalizando vida.
Além do trabalho com os livros de Stanley Keleman, publico vídeos, lives e textos neste site e em diferentes revistas especializadas, tais como Cadernos da Subjetividade (Núcleo de Pesquisas da Subjetividade da PUCSP), revista IDE (Sociedade Brasileira de Psicanálise), Cadernos Reichianos (Instituto Sedes Sapientiæ), revista Interfaces (UNESP). Também publiquei ensaios em livros coletivos com docentes da UNIFESP,UNESP e UFES. Roteirizei e dirigi o longa-metragem Memória do Ácido (2017). Organizei Fragmentos de uma vida (Summus, 2019), de Anna Veronica Mautner. Escrevi Do Corpo ao Livro (Summus, 2021).
3.Venha viver com a Regina o desafio do co-corpar virtual
Com a eclosão da pandemia e a migração do trabalho de clínica, exercício e ensino formativo para a vida virtual, ampliei fortemente a pesquisa sobre corpo e imagem, comportamento e linguagem, excitação e contato e, sobretudo, aprofundei a evidência da produção e do manejo relacional e formativo dos corpos no novo ambiente, a infosfera, que passou a ser nosso novo modo de interação na nova camada que se instalou no planeta. Esse novo tempo requer novas formas de conexão. E um novo investimento em adaptar-se. Seguimos em mutação.
A simultaneidade de imagem, muscularização da ação e linguagem que já vinha sendo cultivada com os processos de gravação, exibição, corporificação, teorização e conversa, nos tempos presenciais da Instalacão Didática, com as novas plataformas do tipo ZOOM se aprofundaram e, curiosamente, se simplificaram.
A construção das linhas narrativas dos encontros online passou, como veremos ao longo desse ano de estudo de que você poderá participar, a se utilizar com mais clareza ainda da linguagem desenvolvida por Keleman de forma e função, linguagem e descrição, presença, ação e reconhecimento.
Adorei essa descoberta! E no pós-pandêmico decidi manter todos os grupos de ensino e de exercício formativo no virtual. Essa intervenção do virtual sobre a experiência corporificada de si, na interação entre as pessoas, na evidência do processo formativo, na possibilidade de repassar as gravações dos encontros e reestudá-los, produz uma visão preciosa da nossa condição em rede, evolutiva e planetária. Uma epifania.
Sem o virtual jamais teríamos nos percebido como inseparáveis dessa realidade integrada e precária onde formamos nossos corpos e destinos. E nunca teríamos podido enxergar com a clareza com que agora enxergamos, a força do capital que, nas mãos de poucos, governa o destino de todos neste planeta de que somos parte.
4. O que você vai estudar com a Regina?
Vamos compor, de fevereiro a novembro de 2025, um corpo de conhecimento corporificado desse Formativo Keleman-Favre, através de um combinado indissociável de dois tipos de encontros: Exercício Formativo, semanal, e Seminário Formativo, mensal.
Todo nosso estudo acontecerá, evidentemente, online de modo que você poderá participar de onde estiver. E você descobrirá também a funcionalidade, a beleza e o poético de encontrar-se e co-corpar virtualmente com as pessoas.
5. Para você se organizar
Seminário Formativo: acontecerá no último sábado de cada mês de fevereiro a novembro, das 14h às 18h (online).
Exercício Formativo: todas as 4as feiras das 8h às 9h (online)
Custo: 10 mensalidades de 600 reais de fevereiro a novembro
Vagas: 20
Atenção! As duas atividades são indissociáveis.
Inscrições: +5511994881700(whatsapp Regina)
6. Para se incluir no grupo de 2025
- Antes de mais nada, uma conversa por zap com Regina (11994881700)
- Reservar sua vaga com o adiantamento de metade da primeira mensalidade (300 reais)
- Para os inscritos oferecerei , durante o mês de novembro às 4as feiras , 8h da manha, 4 encontros de 1 hora para praticarmos juntos o Formativo. Um brinde especial para os inscritos.
Escreva para mim no zap
E venha estudar com a Regina