Como se dá uma aula de ciência formativa?
Uma aula é um acontecimento vivo… antes de mais nada temos que organizar nossa forma do PRESENTE, sintonizar com a excitação ambiental como uma experiência do estarmos vivos, AQUI.
Como cada um, um corpo que pensa, sente, sonha, se postura, se emociona, organiza muscularmente o ATO DE SE FAZER PRESENTE? A presença é um ato físico, anatômico.
As presenças têm sua intensidade que se chama EXCITAÇÃO… que conecta os corpos e nos coloca no acontecimento, como produzidos e produtores… compartilhando de um comum … peixes em um aquário… bebendo e babando linguagem, imagens, comportamentos, modos de conexão…
O PRESENTE evidencia imediatamente um ANTES e um DEPOIS… um devir, um deixando de ser, um se tornando … sempre formando algo que não existia antes, novas camadas do vivido, com tecidos, comportamentos… a partir do vivido…
O que estaremos VIVENDO e FORMANDO nesse encontro? Alguma coisa certamente vai se imantar, vai se desorganizar, vai se apresentar, vai se selecionar… como se dá a seleção de novos elementos a serem incluídos no sujeito somático?
Ao contemplarmos esses acontecimentos com um olhar biológico, vemos que estamos dando prosseguimento a uma vida em particular… mas também formando e canalizando vida na biosfera e nos ambientes de que somos parte, local e geral… corpo canal, corpo processador ambiental… esboçando sempre mais corpo… com comportamentos e imagens… mais corpo tecido com proteínas… epigeneticamente….
Para nós, uma aula de biologia molecular faz sentido quando verdadeira e coerentemente nos colocamos de modo QUÂNTICO… dentro… contemplando e encarnando ao mesmo tempo esse processo poético e poiético , moldando-nos dentro das narrativas cientificas…
- O pulso, a membrana e a célula… a antiguidade do pulso desde o Big Bang, a imantação do processo vivo,
- O sistema de auto-produção: DNA, RNA, proteínas, a epigênese,
- A produção de tecidos, as “driving forces”: divisão, movimentação e morte celulares,
- As formas embriológicas, as camadas de tecidos, a construção e moldagem do corpo.
Agregando a linguagem das ciências à gramática da produção de corpos
Um corpo na multidão
Data: 26 setembro, 2ª feira, às 20h
Local: Laboratório do Processo Formativo
R. Apinagés, 1100, cj 507, Perdizes
Valor: 20 reais
Inscrições: 11-3864-5785