Regina: Vamos trabalhar neste módulo, mais precisamente, com a anatomia do corpo formativo, para a gente poder ir criando uma gramática das ações com o que vamos poder decodificar e viver no jogo de superfícies, camadas, bolsas, tubos, esfíncteres, pressões e todos esses elementos que nos permitem nos identificarmos com o conjunto anatômico que desenham e são desenhados pelas ações em seu fluxo e variabilidade.
Vamos incorporar uma prática de decodificação e uma gramática para podermos trabalhar nesse puzzle que são as ações, tratá-las mais finamente como parte do processo formativo que é anatômico, que é evolutivo, que é da espécie e que é particular de cada corpo, podendo ser acessado e trabalhado artesanalmente…com os efeitos que veremos…
(barulho de martelo quebrando parede no andar de cima: Regina dança)
A situação se apresentou…aha….é bom a gente não resistir aos tambores mas, se deixar afetar pelos barulhos e se deixar mover junto, porque resistir não dá certo…
Mudando de registro:
Que frustração provoca esse barulho que nos pega de surpresa?
O que o corpo faz para se proteger desse barulho? Quem recolheu a nuca? Os corpos reduzem o campo sensorial encolhendo a nuca… essa é uma estratégia inata.
A expectativa… Será que vem outra vez?…. É tão fora de controle…tentem proteger dentro da cabeça… contraindo…proteger o cérebro…essa ação vai nos afetar sensorialmente … vocêm estão reconhecendo como vocês agora percebem o efeito desses ruídos?…e o que seu organismo faz com isso?
Lili: meus ombros estão se mexendo para cima…
Regina: são reflexos involuntários para proteger o cérebro do excesso da excitação que se produziu…
O reflexo do susto tem essas formas nos corpos: enfrentar crescendo, evitar torcendo, amortecer encolhendo …essas formas, se não desorganizadas em seguida, viram estresse, isto é, um padrão que pode se tornar continuo, para além da situação, reduzindo o impulso formativo nos corpos e o campo de captação de mundo.
COMO DESMANCHAR SUSTO E COMO RUÍDO PODE VIRAR UMA EXPERIÊNCIA MUSICAL?
Uma consigna:
Ponha a mão na cabeça e sinta as palmas das mãos em contato com a cabeça.
Perceba o pulso dentro da bolsa da cabeça.
Intensifique um pouco mais o contato da mão com a superfície da cabeça.
Reconheça se tem alguma expectativa na cabeça, se você vai assustar com algum novo ruído ou se está confiante que isso não vai acontecer de novo.
Você vai acompanhar e reconhecer se a cabeça está contraída ou não.
Atenção exacerbada é uma função de proteção que se acompanha pela contração do rosto, dos olhos, da boca …
A cabeça é que achata o corpo para que ele fique mais protegido pela forma contraída.
Veja como você faz para esse ruído ficar bem longe? Numa contração tal que ele fique amortecido, que você não fique nem aí, modelando a forma de um tal jeito de qualquer interferência não aconteça… como se engrossasse, talvez amolecesse, muito, a parede para não sentir nada..
O Merce Cunningham dançava os barulhos de NY com as janelas abertas no seu estúdio, o dia inteiro junto com seus bailarinos…
John Cage nos ensinaria ouvir quantas sonoridades existem neste som..
Pierre Boulez compôs uma peça para piano que se chama Le Marteau sans Maitre…o martelo que bate sozinho…
Como podemos nos afinar somaticamente para poder discriminar e apreciar os componentes deste ruído?
Como cada um viveu esse acontecimento?
…esse barulho…meu coração bate … como quando pequeno em escola de samba…
… parar e ouvir…
… barulho, música … sou muito auditivo.
1º. passo = o que é?
2º. passo = como é, em relação à sua anatomia como um todo?
Paulo – …contrair nas têmporas, proteger os ouvidos, ouvidos não tem pálpebras …
Regina – …tudo é envolto em tecido conjuntivo, como num papel-filme vivo, o tecido conjuntivo traz tudo junto em cada ação …respiração,tudo….exterocepção, interocepção e propriocepção acontecendo ao mesmo tempo, sou chamado por um acontecimento…
há sempre uma resposta motora para tudo o que está acontecendo – a continuidade da forma segue em fotogramas tridimensionais formando nossa continuidade no tempo.
Quando se faz uma forma de contrair as têmporas, por exemplo, todo o resto se inclui ….
Denise: …superfície, mesoderma, tubos encolhendo.
Regina: … e o que mais acontece? … estamos fazendo um exercicio de captar uma resposta ao vivo…vamos ficar em pé… é mais fácil captar assim a sua postura ereta inteira respondendo …
… agora eu vou repetir e intensificar muscularmente, percorrendo o espectro…. de mais para menos, de mais expansão para mais contração da forma captada, de mais tonus para menus tonus …O cérebro motor assim vai poder registrar a sequencia de formas contida em cada ação.
Experimentando receber o barulho e as pequenas respostas…
Como eu espero? Como é design muscular do meu padrão de espera? E como daí recebo os barulhos mais graves, por exemplo? … Seguimos esboçando respostas em micromovimentos… como num pequeno butô…
Como a forma faz para essa sonoridade reverberar dentro?
Estamos captando em nosso organismo como os músculos fazem para eu faça isso … desfaça….
E vamos repetir a resposta…. coloquem os músculos naquela organização, naquela formatação …. tubo dentro de tubo, superfícies, partes ….e esperem… acumula-se novamente uma certa excitação, cria-se novamente aquela resposta …tubos dentro de tubos, reverberando …. cada micro movimento, cada micro ação, cada micro resposta ….a forma está sendo modelada… e a pulsação está sendo modelada pelas micro ações sobre o si mesmo ….
4º passo:esperamos mais um pouco e logo teremos disponibilizada para nós a experiência dessa forma que captamos…