O Laboratório do Processo Formativo é o palco criado especialmente por Regina Favre para proporcionar diversos tipos de encontros, estudos e experimentações.
Grupos de Corporificando a Experiência 1 e 2
Após terminarem o estudo do livro Anatomia Emocional, nos moldes dos antigos Seminários, estes dois grupos se formaram, cada um a seu tempo e fazem reuniões semanais onde aprofundam o conhecimento sobre o processo formativo.
Tudo começa com a leitura do livro Corporificando a Experiência, de Stanley Keleman, mas segue atravessando os conhecimentos de Gerald Edelman (biólogo vencedor do Nobel de Medicina de 1972 por seu trabalho sobre o sistema imunolóogico); Gilles Delleuze, Félix Guattari e Antonio Negri, entre muitos outros.
Um corpo de baile liderado por Regina Favre, que pontua, cartografa e co-corpa com cada um dos participantes.
Nesta roda discutem-se casos clínicos, aprofunamento de conceitos, novas formas e experiências de uso do método formativo e, eventualmente, o trabalho sobre o processo formativo de seus participantes.
É uma oportunidade para conhecer melhor o método dos cinco passos e experimentar num ambiente seguro e dentro do tempo formativo suas aplicações; discutir e vivenciar conceitos fundamentais do processo formativo e criar camadas e camadas de conhecimento, compartilhado através de anotações, fotos, quadros.
Seminários Vivenciados de Anatomia Emocional – AE8, AE9 e AE10
O Seminário Vivenciado de Anatomia Emocional acontece desde 2002 e já foi o centro da minha pesquisa. É uma leitura ativa do livro. Como professora, ajo como leitora, comentadora e intérprete (no sentido de cantora ou performer), diretora de cena, uma lenta escaladora das linhas formativas, juntamente com o grupo, numa atmosfera contínua de ensaio.Os grupos são compostos por pessoas que já têm sua própria experiência e autonomia em suas vidas e profissões: terapeutas corporais de diferentes tradições, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, bailarinos, atores, fisioterapeutas, artistas plásticos, assistentes sociais, consultores, jornalistas, professores…
A transmissão formativa se constitui num evento em si mesmo. É a experiência corporificada de uma bem tramada produção em camadas de corpos e ligações, conhecimento formativo somático e conceitual, linhas narrativas, gravar e ver vídeos, exercícios de formulação do pensamento na linguagem formativa, posturações de si mesmo, a experiência do método de corpar, desenhar somagramas, produção de mapas conceituais, conversas sobre história social, política, biologia, modos de subjetivação, auto-narrativa somática, descrições de diferentes pessoas funcionando em suas vidas e seus mundos.
O ambiente, especialmente desenhado para este fim, é uma pequena máquina feita da interconexão de elementos heterogêneos: o livro da Anatomia Emocional; imagens da aula anterior sempre rodando na TV sem som como camadas de memória; o controle remoto para stills, slows, backwards, fowards, quadro a quadro, a qualquer momento da aula; a gravação de imagens dentro de imagens; um operador de câmera profissional sempre lá como parte do grupo; um telão; um retroprojetor com sua luz que cria ambientes expressionistas, a projeção magnificada das transparências das imagens da anatomia emocional e da biologia evolutiva que nos dá a experiência da nossa pequenez dentro do pré e do pós-pessoal; um enorme quadro branco; cadeiras desmontáveis, o assoalho claro e paredes amarelas onde toda ação se torna minimalisticamente visível, uma grande janela que reflete dentro da sala ao mesmo tempo que emoldura o mundo lá fora de que somos parte.”
Os resultados destes muitos anos de trabalho neste formato serão adicionados ao site, de tempos em tempos, na área Arquivo AE.